twitter
rss



 

Santo Antônio do Monte na área da Educação ficou trinta e três anos funcionando apenas com o Grupo Escolar Amâncio Bernardes, criado em 1917.
O então prefeito da época 1950, Dr. Sebastião Luis de Oliveira se empenhou junto ao Dr Milton Soares Campos que se criasse mais uma escola na cidade, uma vez que  a população vinha crescendo  consideravelmente.
Em dezembro de 1950 foi inaugurada a nova escola que recebeu o nome de Grupo Escolar Waldomiro de Magalhães Pinto, em homenagem ao irmão do ilustre conterrâneo político Dr. José de Magalhães Pinto. Sua primeira diretora foi Maria da Conceição Souto, auxiliar de diretoria Geni do Carmo Mesquita e o inspetor escolar Sr. Camilo Nogueira Guimarães.
Na época da inauguração da referida escola o nome da rua onde ele se situava era Marechal Deodoro da Fonseca, sem número. O terreno foi adquirido pelo Estado de Minas Gerais, numa área de dois mil e quinhentos metros quadrados,escritura pública lavrada em vinte e oito de junho de mil novecentos e cinqüenta pelo tabelião Porfírio Garrido, no valor de CR$15.100,00 ( quinze mil e cem cruzeiros) cujo registro foi feito bem mais tarde em 30-05-90 pela diretora da época Célia Rodrigues Filgueiras.
Em Ata da Inauguração Oficial do Grupo Escolar Waldomiro de Magalhães Pinto, destacou-se: Representando o governador do Estado o Dr. Agostinho Junqueira, o prefeito municipal Dr Sebastião Luis de Oliveira, vice prefeito Beraldino Batista Braga, dona Maria Cândida do Carmo, Vigário Pedro Paulo Michla, dona Maria Luisa de Castro e outros. Luis Gonzaga da Silva, encarregado de lavrar a ata encerrou o registro com as seguintes palavras sobre a necessidade de se educar:
“ A escola primária, único meio de continuar a educação de berço.”
A escola possui um hino cuja partitura é de autoria do Maestro Avelino Batista Leite e a letra da ex diretora da escola Geni do Carmo Mesquita, cujo lema é : EDUCAR E INSTRUIR.
Educando e instruindo a escola segue ao longo destes 60 anos formando médicos, engenheiros, dentistas, poetas, escritores e outros profissionais liberais que por aqui passaram e se sentem orgulhosos por ter trilhado e aprendido aqui lições de amos, respeito e responsabilidade.
Atualmente a escola conta com a seguinte equipe de trabalho: diretora, Marli Rodrigues da Silva Coelho, vice diretoras, Kátia Luciana Rezende Dias e Leda Rosa de Melo, pedagogas, Lílian Alves Gonçalves Brasil e Maria Cecília de Oliveira Pereira, professores, Carla Liliane Bernardes Machado, Cleusa Aparecida de Melo Borges, Eliana Duarte Gonçalves, Fabiana Aparecida de C.M. Liduário, Heloísa Martins Miranda, Ilda Alves Pereira Farnese, Joelma Ricardina dos Santos, Jussara Lima Pereira, Kátia Silveira de Castro Silva,Lúcia de Fátima Silva Santos, Lucinei Aparecida Raposo Castro, Maria Aparecida de Oliveira Camilo, Neusa Eliana de Moura Oliveira, Sinara Ferreira, Suéria Miranda Gomes dos Santos Tânia Aparecida de Melo Resende, Zélia de Paula Santos Sousa, auxiliar de secretaria, Sabrina Luíza Costa, auxiliares de serviços gerais, Dalva Maria de Sousa Carvalho,Leila Malvina Aparecida T. Sousa, Lilimar Sônia da Silva Santos,Lucinei Maria Correa, Solange Aparecida Miranda Sales, Sônia Maria de Melo Veloso, Tânia Aparecida Morais.